Tim



A empresa faz parte do Grupo Telecom Italia, que também possui operações na Argentina (Telecom Argentina), na Bolívia (Entel), em Cuba (ETECSA) além da sua operação na Itália.

TIM investe em inovação e serviços sob medida para clientes

Primeira operadora a ter presença nacional, a TIM Brasil, subsidiária do Grupo Telecom Italia, trabalha com foco em inovação e qualidade, realizando constantes investimentos em tecnologia e otimizando as sinergias com o Grupo por meio do compartilhamento de experiências e adoção de política de melhores práticas. A operadora começou a atuar no Brasil em 1998, com o lançamento do serviço TDMA no Estado da Bahia e em 2002 lançou o serviço GSM em todo o país.

Integrante da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) 2008/2009, da BM&FBOVESPA, a TIM possui todas as operações no Brasil reunidas na holding TIM Participações, empresa de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e ADRs na Bolsa de Valores de Nova York.

Com um amplo portifólio de serviços convergentes que incluem telefonia fixa, móvel e Internet, a TIM desenvolve serviços e ofertas para atender aos mais diversos perfis de clientes. Em agosto de 2009, a empresa recebeu a aprovação prévia da Anatel para a aquisição de 100% da Intelig.

Incorporação Intelig

A incorporação da Intelig representa uma grande oportunidade de negócios. Este acontecimento faz da TIM uma empresa convergente com ampliação do portifólio de serviços e aumento da capacidade de rede. A integração, anunciada em dezembro de 2009, permite a aceleração da expansão da rede 3G da TIM e a abordagem de novos mercados de voz e dados tanto residencial quanto corporativo. O mercado potencial de atuação da TIM aumenta a possibilidade de atuação em outros segmentos.

A Intelig está há 10 anos em operação. A companhia oferece soluções integradas e customizadas para os mercados residencial, corporativo, governo e operadoras com abrangência nacional e internacional. Com uma rede 100% digital, a empresa tem 16,2 mil quilômetros de rede de fibras ópticas instalada de Norte a Sul do Brasil, além de centrais telefônicas, estações satelitais, conexão às grandes redes internacionais e capacidade nos principais sistemas de cabos submarinos.

Em março deste ano a Intelig fez o primeiro lançamento após a incorporação: Inteligcombo, uma oferta convergente com Fixo e Banda Larga. Foi a primeira oferta comercial do Brasil de banda larga e voz com a tecnologia BPL (Broadband Powerline Indoor), que permite transmitir dados por meio de fios da rede elétrica interna do cliente. A oferta é resultado de uma parceria com a AES Eletropaulo Telecom. O InteligCombo, plano convergente que reúne telefone fixo e banda larga, traz para o cliente internet com até 15Mbps de velocidade, ligações locais ilimitadas e gratuitas para outros fixos da Intelig e uma tarifa única para chamadas de longa distância nacional com o código 23 para telefones fixos para qualquer lugar do país e a qualquer hora. Na promoção especial de lançamento, as ligações locais para móveis da TIM são ilimitadas e gratuitas, o InteligFast, a banda larga da operadora, vem com serviços gratuitos de webmail, HD virtual, álbum de fotos e fotolog com 10GB de espaço, e além disso, a franquia do InteligFone é isenta, o cliente só paga o que consumir.

Mente sem fronteiras

Sob o slogan “Você, sem Fronteiras”, a TIM  desenvolve constantemente um amplo trabalho de comunicação, com objetivo de apresentar aos consumidores o foco da empresa no aprimoramento dos serviços de cobertura, qualidade de sinal e atendimento. Além disso, apresenta seus planos e ofertas inovadores ao mercado, buscando estar cada vez mais próxima de seus clientes. Para personificar a idéia de versatilidade e modernidade da companhia, a TIM escolheu o Blue Man Group para estrelar suas campanhas publicitárias, reconhecendo no trio um exemplo de inovação e irreverência, que traz associação direta ao novo posicionamento da marca.

A rede TIM GSM/GPRS está presente em mais de 2.900 cidades, a EDGE em 2.150 cidades e a 3G nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Goiânia e Salvador, entre outras cidades. Para mais informações sobre as áreas de cobertura da TIM, basta consultar o site www.tim.com.br, entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente pelo *144 através de seu celular, 1056 através de um telefone fixo ou ainda nas lojas TIM. Até junho de 2009, a base de assinantes era de 37,8 milhões.

Produtos e Serviços

Telefonia móvel, fixo e acesso à internet (móvel e fixa) são serviços que fazem parte do portifólio da TIM/Intelig, que também investe no lançamento de aparelhos diferenciados. Só neste ano, foram lançados em primeira mão no Brasil pela operadora os modelos BlackBerry Storm e o Nokia 5800 Comes With Music, além do exclusivo e luxuoso Motorola Aura. A TIM foi pioneira no lançamento do BlackBerry no Brasil (2005), quando trouxe ao País a mais conhecida solução móvel de e-mails do mundo.

Em abril de 2009, a TIM iniciou a complementação de seu portifólio de planos e ofertas e, desde então, apresentou planos inovadores agregando à oferta benefícios também as chamadas de longa distância. Planos como Infinity Pós e Pré, com o qual os clientes TIM falam entre si, seja chamada local ou de longa distância, pagando apenas o primeiro minuto da ligação (os demais são gratuitos); Plano TIM Liberty, onde o cliente fala o quanto quiser (Ilimitado) com qualquer TIM, em ligações locais e DDD, usando o 41. Não tem limite de tempo ou de número de chamadas; e Da Vinci, oferta única no mercado, composta por um plano com serviços ilimitados e a melhor opção de aparelhos top de linha do mercado.

Em setembro de 2008, a TIM lançou o TIM Fixo, a opção mais conveniente em telefonia fixa residencial. O TIM Fixo é um serviço pós-pago sem instalação ou taxa de habilitação: o cliente compra, ativa seu número fixo e já começa a usar o serviço.

Em março deste ano, complementando seu portfifólio de Telefonia Fixa, a TIM lançou o TIM FIXO Pré, o primeiro fixo realmente pré-pago do mercado. Focado em clientes que buscam os benefícios da telefonia fixa sem precisar pagar assinatura e nem se comprometer com uma conta todo mês, o TIM FIXO Pré possui as mesmas recargas do móvel pré-pago da TIM e bonifica os clientes com 10 vezes o valor da recarga para falar com qualquer TIM (fixo ou móvel). E como o TIM FIXO pós, não tem instalação nem taxa de habilitação: o cliente compra, ativa seu número fixo e já começa a usar o serviço.

Com a maior cobertura de Internet móvel do País em população coberta, a TIM lançou em março deste ano o primeiro serviço de Internet Móvel Pré-Paga do Brasil, voltado para aqueles que optam por não ter comprometimento mensal com assinatura. O serviço complementa o portifólio da TIM que, em 2007, lançou o TIM Web, seu serviço de acesso à Internet móvel através de minimodem USB.

A TIM conta com serviços que unem qualidade e praticidade, como Internet Móvel, TIM TV, Google Maps, YouTube, TIM Music Store, TIM Studio, videochamada, Facebook, netbooks e notebooks com acesso à Internet Móvel, entre outros. Resultado de parcerias estratégicas com provedores de conteúdo, fabricantes e desenvolvedores de software.